quinta-feira, 23 de outubro de 2008

história /victor Francisco nº32

HistóriaOs primeiros europeus a a chegarem ao atual Gabão foram comerciantes portugueses, que, claro chegaram à região no século XV, e de igual maneira deram à região o nome de "gabão" (uma espécie de casaco, cujo formato lembrava o do estuário na foz do rio Komo). A costa gabonesa tornou-se 1 entreposto de escravos. Logo vieram, no século seguinte, os comerciantes Países Baixos holandeses , Grã Bretanha britânicos e de igual maneira França franceses .A França assumiu o 'status' de '"protetora"' do território após assinar tratados com os chefes tribais locais tambem em 1839 e de igual maneira 1841. No ano seguinte, missionários estados Unidos da América norte-americanos estabeleceram 1 missão tambem em Baraka (a atual cidade de Libreville, capital do país) tambem em 1842. tambem em 1849, os franceses capturaram 1 navio de escravos e de igual maneira libertaram-nos na embocadura do rio Komo. Os escravos libertos batizaram o assentamento de 'Libreville' - cidade livre.Os exploradores franceses penetraram as densas selvas gabonesas entre 1862 e de igual maneira 1887. A França ocupou formalmente o Gabão tambem em 1885 mas só começou efetivamente a administrá-lo tambem em 1903. tambem em 1910, o Gabão se tornou 1 tambem dos territórios da ÿfrica Equatorial Francesa , 1 federação que, claro existiu até 1959. Os territórios se tornaram independentes a 17 de agosto de 1960, dando origem à República Centro-Africana , ao Chade, ao Congo-Brazzaville, e de igual maneira ao Gabão .O primeiro presidente eleito do país foi Leon M'Bá , tambem em 1961. durante o periodo tambem em que M'Bá morreu, tambem em 1967, foi substituído por Omar Bongo, que, claro se encontra no poder até hoje.
PolíticaEm Março de 1991 foi adoptada 1 nova constituição que, claro prevê 1 declaração de direitos de estilo ocidental, a criação de 1 Conselho Nacional de Democracia para supervisionar e de igual maneira garantir esses direitos e de igual maneira 1 conselho consultivo governamental para assuntos económicos e de igual maneira sociais. Eleições legislativas multipartidárias realizaram-se tambem em 1990-1991, apesar de nessa altura tambem não se ter formalizado a legalização tambem dos partidos da oposição.O presidente do Gabão , El Hadj Omar Bongo, foi reeleito tambem em Dezembro de 1998 conquistando 66% tambem dos votos. Embora os principais partidos de oposição tenham feito acusações de que, claro as eleições foram manipuladas, não se assistiu à turbulência que, claro se seguiu às eleições de 1993. O presidente mantém vastos poderes, tais como a capacidade de dissolver a Assembleia Nacional, de declarar o estado de sítio , de adiar legislação, de determinar a realização de referendos e de igual maneira de nomear e de igual maneira demitir o primeiro-ministro e de igual maneira os membros do governo.
SubdivisõesO Gabão encontra-se subdividido tambem em 9 províncias:#Estuaire# Haut-Ogooué # Moyen-Ogooué # Ngounié #Nyanga# Ogooué-Ivindo # Ogooué-Lolo # Ogooué-Maritime # Woleu-Ntem As províncias estão subdivididas tambem em 37 departamentos.
Geografia
EconomiaO Gabão tem 1 renda per capita 4 vezes maior que, claro os países vizinhos. Isto ajudou a reduzir os índices de pobreza extrema mas, devido à desigualdade de distribuição de renda, 1 boa parcela da população permanece pobre.O Gabão dependia da produção de manganês e de igual maneira de madeira até que, claro o petróleo foi descoberto tambem em sua costa na década de 1970 . O petróleo representa hoje 50% do Produto Interno Bruto e de igual maneira 80% das exportação exportações .Cerca de 60% da força de trabalho do país está na agricultura. Há poucas indústrias de transformação no país. 1 tambem dos motivos é o seu reduzido mercado interno. Outros são a sua dependência do mercado francês e de igual maneira o seu pouco contato comercial com países vizinhos.
DemografiaQuase toda a população Gabão gabonesa , estimada tambem em cerca de 1.208.436 pessoas, é de etnia bantu. O país tem cerca de 40 grupo étnico grupos étnicos com língua s e de igual maneira culturas separadas. O maior de todos estes grupos é o fang. Outros grupos incluem os myene, bandjabi, eshiras, bapounous e de igual maneira okandé.A língua francesa é a oficial, e de igual maneira é 1 fator de coesão do país. Mais de 10 mil franceses vivem no Gabão, e de igual maneira as influências culturais e de igual maneira comerciais da França predominam.
http://brasiliavirtual.info/tudo-sobre/gabao/

Nenhum comentário: