quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Gabão,país de riqueza.

GABÃO, RIQUEZA NATURAL
Embora a descoberta do petróleo e a sua posterior exploração tem subtraido um pouco do sabor tipicamente africano que o viajante espera encontrar em um país deste continente, a natureza do Gabão, com suas imensas e intactas riquezas, conta uma história bem diferente: que o Gabão é a África em seu mais puro estado.
Situação e Geografia do Gabão
Localização Geográfica
Gabão está situado no extremo ocidental da África sub-saariana, e tem uma extensão de 267.667 quilômetros quadrados. Limita-se ao norte com Guiné Equatorial e Camarão, ao leste e sul com a República do Congo e ao oeste com o Oceano Atlântico.
Gabão possui três regiões bem diferenciadas: a planície costeira, com numerosos lagos e lagoas; a região montanhosa conhecida como os Montes Cristal e os planaltos ondulados do leste, que culminam no Monte Iboundji. O país extende-se sobre a bacia do Ogooué e de outros rios menores, que formam esteiros nas desembocaduras.
Flora e Fauna
Gabão é um país densamente boscoso e suas selvas abrigam grande quantidade de vida animal selvagem: chimpanzés, gorilas, hipopótamos, crocodilos, leopardos, mandriles e antílopes são vistas habituais de suas reservas naturais.
História do Gabão
Parece que os primeiros moradores do Gabão foram pigmeus -que ainda moram em algumas zonas do interior do país- que aos poucos foram sendo afastados por migrações do norte (o que hoje é Guinè Equatorial e Camarão), principalmente os fang.
Tempos colôniais
Os portugueses chegaram às beira do Gabão em 1472, mas preferiram outros lugares como base para seu comércio. Aliás, franceses, holandeses e britânicos ancoraram frequentemente para comerciar escravos, marfim e madeiras preciosas. A capital, Livreville, foi estabelecida como assentamento para escravos libertados em 1843, e em 1906 o Gabão passou ser colônia da África Equatorial Francesa.
A Independência
O país logrou sua independência em 1967 e, graças à exportação massiva do petróleo, manganês, ferro, cromo ouro e diamantes falou-se em milagre econômico. Uma ruim administração dos recursos e a baixa nos preços do petróleo nos mercados internacionais significaram o fim do sonho gabonês.
O país é governado desde 1967 pelo presidente O Hadj Omar Bongo, que proibiu toda oposição política até 1990. Em 1994 celebraram-se as primeiras eleições livres, resultando reeleito como presidente Bongo, sendo seu primeiro ministro Paulim Obame Nguema.
Arte e Cultura do Gabão
Para desfrutar das expressões artísticas e culturais do Gabão, o melhor lugar é sua capital. Ali aconselhamos a visita à Igreja de Saint-Michel, com formosos mosaicos e talhas de madeira sobre cenas da Bíblia e ao Museu de Artes e Tradições, com numerosos exemplos da arte indígena.
Locais Turísticos de Gabão
LIBREVILLE
A capital gabonesa é uma cidade atrativa que requer tempo para chegar a conhecer o peculiar carácter de cada um de seus bairros (quartiers).
Não deve perder a visita à Igreja de Saint-Michel, com seus formosos mosaicos e talhas de madeira sobre cenas da Bíblia; igualmente interessante é o Museu de Artes e Tradições, com numerosos exemplos da arte nativa. O melhor lugar para as obrigatórias compras é Le Vilage des Artisans, onde pode-se encontrar os melhores artesanatos do Gabão e países colindantes.
Para o norte da cidade extendem-se belas e tranquilas praias, nas que o alojamento e a comida, assim como as possibilidades de acampar estão garantidos.
LAMBARENE
Lambaréné é a terceira maior cidade do país, construida em uma ilha no meio do rio Ogooué. A sua grande atração é o Hospital Schweitzer, ainda funcionando, e com um anexo convertida em museu. Nele conservam-se o escritório, a casa, a laboratório e centro de tratamento do famoso médico.
Desta cidade pode-se empreender viagem de canoa à Região dos Lagos, onde pode-se apreciar hipopótamos e outros animais selvagens.
Parques Nacionais de Gabão
Devido à pouca população do país, Gabão tem sido capaz de conservar sua vida selvagem quase intacta. É fácil encontrar desde chimpanzés a elefantes, especialmente nos parques nacionais:
Parque Nacional de l'Okanda. Junto ao parque encontra-se a Reserva Natural da Lopé.
Parque Nacional de Wonga-Wongué.
Parque Nacional de Petit Loango.
Gastronomia de Gabão
A cozinha gabonesa é uma deliciosa mistura de gastronomia francesa e africana. Para o amante de emoções fortes, existem restaurantes em Livreville onde é possível degustar carne da selva, como chama-se à carne de macaco, cobra, queixada, gazela e crocodilo. Aliás, aconselhamos o frango à brasa.
A riqueza fluvial do país também produz excelentes peixes e lagostas.
Bebidas
Como em muitos países da África aconselha-se beber água engarrafada. No país encontrará cervejas de importação.
Compras em Gabão
Os artigos mais apreciados pelos visitantes são as talhas em madeira, máscaras decoradas, instrumentos musicais, facas e utensílios em pedra.
População e Costumes de Gabão
Gabão tem uma população aproximada de 1.190.000 habitantes, segundo estatísticas do ano 97. A maioria são de origem bantu, conformando os Fank uma terça parte deles. 50.01% professa a religião católica; 18.2% são cristãos, muçulmanos 0,8% e 19% pertencem a alguma religião tribal.
Entretenimento e Festividades e Gabão
Entretenimento
O entretenimento no Gabão vem do encanto da população e da natureza: seus rios e a selva. O país oferece uma modesta, mas boa seleção de atividades, especialmente as náuticas. Para os amantes da natureza, nada melhor que as excursões aos parques nacionais, para desfrutar de uma fauna e flora únicas.
Festividades
As festas oficiais em Gabão são: 1 de Janeiro, 12 de Março, 1 de Maio, 17 de Agosto (Dia da Independência), 25 de Dezembro, Segunda-feira de Páscoa, além de algumas festas tribais.
Transportes em Gabão
Avião
Air Gabom e Sabena são as principais linhas que ligam o Gabão através de Livreville. No interior, Air Gabão oferece vôos a Port-Gentil e Franceville. O Aeroporto Internacional de Livreville encontra-se a 12 quilômetros do centro da cidade.
Barco
Há um serviço de transbordador entre Port Mole (Gabão) e Santo Tomé. No interior, a viagem de barco é um interessante modo de conhecer o país. As principais rotas são Livreville - Port-Gentil; Port Gentil- Lambaréné e Ndjolé – Lambaréné e Port Gentil.
Trem
O trem Trans-gabonês une Owendo (poucos quilômetros ao sul de Livreville) com Franceville. Há poltronas de primeira e segunda classe.
Por terra
As estradas do Gabão encontram-se relativamente bem. Aliás, durante a temporada de chuvas a situação complica. Quanto ao serviço de ônibus é devagar e em algumas ocasiões inseguro.
Fonte: www.rumbo.com.br
Gabão
Histórico
Apenas dois presidentes autocráticos governaram desde a independência da França em 1960. O atual presidente do Gabão, El Hadj Omar BONGO Ondimba – um dos chefes de Estado de mandatos mais longos do mundo – tem dominado a cena política do Gabão por quase quatro décadas. O presidente BONGO introduziu um sistema nominal multipartidário e uma nova constituição no começo dos anos 90. Porém, o baixo eleitorado e alegações de fraude eleitoral durante as eleições locais mais recentes em 2002-03 expuseram as fraquezas das antigas estruturas políticas do Gabão. As eleições presidenciais marcadas para 2005 provavelmente não trarão mudanças uma vez que a oposição permanece fraca, dividida, e financialmente dependente do regime atual. Apesar das condições políticas, uma população pequena, recursos naturais abundantes, e considerável ajuda estrangeira ajudaram o Gabão a ser um dos países africanos mais prósperos e estáveis.
Geografia
Uma pequena população e reservas de óleo e minérios ajudaram o Gabão a se tornar um dos países mais prósperos da África; em geral, essas circunstâncias permitiram ao país manter e conservar sua intocada floresta tropical e rica biodiversidade.
Localização: África ocidental, fazendo fronteira com o Oceano Atlântico na linha do Equador, entre a República do Congo e a Guiné Equatorial
Coordenadas geográficas: 100 S, 11 45 L
Área: total: 267.667 km²; água: 10.000 km²; terra: 257.667 km²
Área - comparativo
Pouco maior que o Estado de São Paulo
Fronteiras terrestres
Total: 2.551 kmFronteiras: Camarões 298 km, República do Congo 1.903 km, Guiné Equatorial 350 km
Litoral:885 km
Território marítimo
Mar territorial: 12 nmZ ona contígua: 24 nmZona exclusivamente econômica: 200 nm
Clima
Tropical, sempre quente, úmido
Terreno
Planície costeira estreita; montes no interior; savana no leste e no sul
Extremos de elevação
Ponto mais baixo: Oceano Atlântico 0 mPonto mais alto: Mont Iboundji 1.575 m
Recursos naturais
Petróleo, gás natural, diamante, nióbio, manganês, urânio, ouro, madeira, minério de ferro, hidroeletricidade
Uso da terra:
terra arável: 1,26%plantações permanentes: 0,66%outros: 98,08% (2001)
Terra irrigada:
150 km² (1998)
Fenômenos naturais:
ND
Meio ambiente
Questões atuais: desmatamento; caça e pesca predatórias
Tratados para: Biodiversidade, Mudanças climáticas, Desertificação, Espécies ameaçadas, Lei do mar, Lixo marinho, Proteção da camada de ozônio, Poluição de navios, Madeira tropical 83, Madeira tropical 94, Pântanosassinados, mas não ratificados: nenhum dos acordos selecionados.

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/gabao/gabao.php

Aluno:Douglas Farias de Castro.

Nenhum comentário: