sábado, 11 de outubro de 2008

SUBDIVISÕES VANESSARODRIGUES5D

O Gabão encontra-se subdividido em 9 províncias:
Estuaire
Haut-Ogooué
Moyen-Ogooué
Ngounié
Nyanga
Ogooué-Ivindo
Ogooué-Lolo
Ogooué-Maritime
Woleu-Ntem
As províncias estão subdivididas em 37 departamentos.

Economia VANESSARODRIGUES5d
Ver artigo principal: Economia do Gabão
O Gabão tem uma renda per capita 4 vezes maior que os países vizinhos. Isto ajudou a reduzir os índices de pobreza extrema mas, devido à desigualdade de distribuição de renda, uma boa parcela da população permanece pobre.
O Gabão dependia da produção de
manganês e de madeira até que o petróleo foi descoberto em sua costa na década de 1970. O petróleo representa hoje 50% do Produto Interno Bruto e 80% das exportações.
Cerca de 60% da força de trabalho do país está na
agricultura. Há poucas indústrias de transformação no país. Um dos motivos é o seu reduzido mercado interno. Outros são a sua dependência do mercado francês e o seu pouco contato comercial com países vizinhos.

Demografia VANESSARODRIGUES5D
Ver artigo principal: Demografia do Gabão
Quase toda a população gabonesa, estimada em cerca de 1.208.436 pessoas, é de etnia bantu. O país tem cerca de 40 grupos étnicos com línguas e culturas separadas. O maior de todos estes grupos é o fang. Outros grupos incluem os myene, bandjabi, eshiras, bapounous e okandé.
A
língua francesa é a oficial, e é um fator de coesão do país. Mais de 10 mil franceses vivem no Gabão, e as influências culturais e comerciais da França predominam.
http://pt.wikipedia.org/wiki

Nenhum comentário: